segunda-feira, 22 de junho de 2009


Pessoal, lá vai mais uma...
O caso dessa receita é engraçado, eu ia fazer um feijão branco, tava com vontade...
De repente o telefone tocou, fui atender, me chamaram no Msn e quando eu ví, já era...
Começou a queimar meu feijão, como era pouco, não dava pra salvar, eu peguei o que sobrou,
lavei, catei de novo e logo logo eu tinha um punhado de feijões brancos bons para consumo e cozidos al dente...
Então surgiu a idéia de um tropeiro preparado com feijão branco...
Vamos lá a receita...
Dois copos de feijào branco colocados de molho na véspera,
a vantagem de coloca-los de véspera é que eles ficam mais fáceis de cozinhar.
Uma linguiça calabresa
Um pedaço de Bacon mais ou menos do tamanho da linguiça
Um paio pequeno
3 ou 4 ovos
Uma cebola grande
Um punhado de farinha
Dois fios generosos de azeite de oliva da sua preferência
Um pouco de salsa e cebolinha...
Bem, vamos ao mise en place.
O bacon vc fatia em tirinhas
O paio em pequeninos quadrados
A calabresa em rodelas
A cebola cortada em meia lua bem fininha
A salsa e a cebolinha bem picadinhas
O feijão que vc já cozinhou previamente al dente ( cuidado para não queimar... rs rs rs) vc deixa em um escorredor de macarrão virando de vez em quando para que fique bem sequinho...
Feito isso, vamos ao fogo..
Agora vc vai fritando e reservando , coloque um fio de azeite e frite o bacon,
automaticamente seu óleo vai aumentar com a gordura do bacon, depois a calabresa e depois o paio. Uma vez todos reservados, vc pega a cebola que ja foi cortada toda em meia lua fininha e dá o que chamamos de susto nela, 10 segundos no máximo na gordura quente, e também reserve.
Quando vc reservou a cebola, um pouco do óleo foi com ela, então entra o segundo fio de azeite, despeje ne frigideira e de uma refogada nos feijões.
Despeje os ovos por cima e mexa bem até ficarem bem fritinhos, mexidos e descolados do feijão, agora é só voltar com as linguiças, bacon e cebola
Mexa bem e coloque no máximo 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, podendo até ser menos. A funçao da farinha é apenas dar uma secada no tropeiro, inclusive há quem não use a farinha , salpique o cheiro verde por cima e esta pronto para servir...
Ai esta uma delicosa variação de feijão tropeiro e também o pulo do gato do bom feijão tropeiro que é fritar e reservar cada ítem para misturar depois além de deixar o feijão cozido secar bastante.
Espero que gostem e ainda essa semana vem um peixe por ai, não sei ainda se vai ser o Filet de Peixe a Duprat que foi a minha receita que venceu o Concurso Sabores de Araxá e eu estou devendo postar aqui ou o Peixe Caminho das Índias que é uma nova receita que eu acabei de desenvolver....
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário